O alongamento de unhas em gel, é um dos procedimentos mais executados atualmente, no quesito embelezamento de unhas.

alongamento-de-unhas-em-gel-3

Os afazeres do dia a dia acabam não permitindo que nossas unhas fiquem sempre bonitas e impecáveis como gostaríamos, às vezes fazemos a mão no final de semana e antes da quarta-feira as unhas já estão desgastadas, sem brilho e com falhas no esmalte.

A água quente do banho, lavar a louça, fazer limpeza, usar produtos químicos sem colocar luvas, tudo isso faz com que nossas unhas percam a beleza e ainda fiquem fracas e quebradiças, completamente sem vida.

Para manter as unhas grandes e sempre fortes, existem atualmente métodos para o alongamento artificial delas. São vários produtos e procedimentos que permitem que as unhas fiquem sempre bonitas, sem quebrar ou perder o brilho.

Um desses procedimentos é o gel, também conhecido como acrigel, e é muito indicado para mulheres que desejam conservar a integridade das unhas naturais, já que a maioria dos procedimentos costuma deixa-las mais finas e sensíveis, devido ao uso dos produtos químicos usados no alongamento.

alongamento-de-unhas-em-gel-2

Alongamento de unhas em gel – como funciona

Esse procedimento para alongamento de unhas, é utilizado nos EUA e Europa há muitos anos e chega ao Brasil de forma ainda precária. Os produtos existentes aqui ainda são de qualidade inferior, fazendo com que as mulheres procurem adquirir esses materiais lá fora, encarecendo o custo do procedimento.

Por outro lado, existem dezenas de vídeos na internet que são gratuitos e que ensinam a fazer o procedimento em casa, porém ainda é necessário trabalhar com gel de boa qualidade e possuir uma cabine de luz UV, para a secagem e endurecimento das unhas. É possível encontrar kits de gel para unhas que contém os produtos certos e também a cabine de luz, mas somente em sites e lojas de produtos importados.

O procedimento consiste na aplicação de camadas de gel e pó acrílico nas unhas naturais. Para fazer o alongamento, são aplicados “tips” (pontas) que servirão de base para o comprimento final da unha. A colagem dessas pontas é feita com cola especifica, porém muitas profissionais acabam usando colas normais ou super bonder o que pode comprometer o resultado final, além de causar alergias na pele.

Depois de estar com as unhas completamente limpas e higienizadas, é feita a colagem das pontas e então começa a aplicação do gel e pó acrílico propriamente dito. A cada aplicação, as unhas ficam, pelo menos, 2 minutos dentro da cabine de luz UV para secagem e endurecimento.

Após a última camada de gel construtor é hora de aplicar o Cleanser que elimina o aspecto “grudento” do gel. A finalização é feita com um gel de acabamento que dá brilho duradouro às unhas.

alongamento-de-unhas-em-gel-1

O procedimento deve ser feito por uma profissional ou, em casa, com os produtos corretos. É preciso fazer manutenção no alongamento conforme as unhas naturais vão crescendo, e isso deve ser feito pelo menos a cada 15 ou 20 dias. Dependendo das tarefas que são executadas, as unhas podem ter uma duração de até 90 dias (3 meses).

A retirada das unhas deve ser feita por uma profissional já que o produto precisa de um solvente próprio para amolecer e sair. Algumas pessoas fazem esse processo, usando apenas a lixa de unhas, o que pode danificar as unhas naturais por um longo período de tempo.